DAD e outros parceiros participam de Projeto do Governo Federal

A “ESTRATÉGIA BRASIL AMIGO DA PESSOA IDOSA” é lançada em Brasília e conta com a parceria da Universidade Federal de Viçosa.

WhatsApp Image 2018-04-03 at 16.13.36      WhatsApp Image 2018-04-03 at 16.13.45

Na última terça-feira, dia 03 de abril, foi lançada pelo ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra a “Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa”, uma ação coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário – MDS.

O objetivo da Estratégia é levar qualidade de vida às pessoas idosas e promover o Envelhecimento Ativo e Saudável, compromisso este também assumido pela Universidade Federal de Viçosa – UFV que executa em Ponte Nova – MG, desde 2016, o Programa de Extensão: “Ações para o Envelhecimento Ativo”. Este programa é coordenado pela professora Simone Martins do Departamento de Administração e Contabilidade da UFV e conta com a colaboração de diversos parceiros, sendo eles: os departamentos da UFV: Artes e Humanidades, Nutrição e Saúde, Comunicação Social, Educação Física, Economia Doméstica, Economia Rural e Arquitetura e Urbanismo da UFV; a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura – PEC–UFV; a Fundação Arthur Bernardes – Funarbe; a Prefeitura Municipal de Ponte Nova – PMPN; o Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Administração – Cepead-UFMG; a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC-Minas; o Centro Internacional de Longevidade Brasil – ILC-Brasil, o Instituto de Governo e Políticas Públicas da Universidade Autônoma de Barcelona – IGOP-UAB e o Ministério de Desenvolvimento Social e Agrário – MDS.

A experiência em Ponte Nova foi desenvolvida por um grupo de pesquisadores do Gegop-Clacso e convertida em um projeto piloto da Estratégia Nacional, em parceira com o MDS e a UFV. Com o programa de extensão foi possível conhecer o ponto de vista da população idosa de uma comunidade e fortalecer o Conselho de Direitos do Idoso, dentre outras ações que se encontram em curso.

No lançamento da Estratégia, que faz parte de uma política Nacional e conta com a contribuição de diversos parceiros para a sua efetivação, a cidade de Ponte Nova – MG se tornou a primeira cidade do Brasil a receber o selo de adesão.  Essa concessão de selos foi o meio que o governo federal encontrou para reconhecer os avanços alcançados nos municípios e comunidades que tem atividades voltadas às pessoas com mais de 60 anos e contribuir para a adesão de municípios no compromisso de garantir os direitos dos idosos e desenvolver ações voltadas a esta população.

A parceria entre o MDS e a UFV também se efetivou na produção de documentos que compõem o material para suporte aos municípios e comunidades no processo de adesão à Estratégia. Esse trabalho foi realizado pelas professoras Simone Martins, do Departamento de Administração e Contabilidade e Andréia Queiroz Ribeiro, do Departamento de Nutrição e Saúde.

A seguir o link contendo a cobertura do evento pela equipe do MDS https://soundcloud.com/desenvolvimentosocial/mds-lanca-estrategia-para-levar-qualidade-de-vida-as-pessoas-idosas