I OLIMPÍADA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA

OBEFOlimpiada financeiraOlimpiada financeira 2

A Professora do DAD/UFV Tainá Gomide Rodrigues Souza Pinto é a coordenadora estadual da Olimpíada Brasileira de Educação Financeira que envolve as escolas do ensino fundamental e médio das escolas públicas e privadas. Nesta primeira fase foram inscritos mais de 1300 alunos e 85 foram classificados para a segunda fase, que será realizada no dia 05 de outubro no DAD. Segundo a Profa Tainá o DAD/UFV tem dado todo o apoio para que este projeto seja realizado.

O programa de extensão intitulado: “OLIMPÍADA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA” insere-se numa perspectiva de contemplar o desenvolvimento social em que une e fortalece ações políticas voltadas para os três pilares que emergem da Sociedade: Estrutura familiar, Ambiente Escolar e Vida Profissional. O programa tem como base o Mapa da Violência contemplado no ‘Plano Juventude Viva’ e no DECRETO Nº 7.397, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2010, em que o governo brasileiro reconhece a educação financeira como uma forma de inclusão social, para o desenvolvimento da população brasileira. Este projeto diz respeito a um trabalho que envolve ensino, pesquisa e extensão na academia e será coordenado desenvolvido/realizado por professores e alunos de cursos de graduação da UFPB, e desenvolvido em âmbito mineiro pelos professores e alunos de graduação da Universidade Federal de Viçosa, concomitantemente o projeto será desenvolvido em outras Universidades em outros estados da federação brasileira, tendo como público alvo alunos do Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio. Trata-se de uma proposta que tem três objetivos centrais básicos – possibilitar que graduandos de Ciências Contábeis participem da execução de projetos e coloquem em ação conhecimentos teóricos estudados; estimular o aluno das escolas para o estudo das finanças e da contabilidade resolvendo problemas e discutindo sobre suas resoluções e por último formar jovens e crianças a se tornarem alfabetizados financeiramente. Em termos mais detalhados, este projeto envolverá uma equipe executora constituída por professores das principais universidades do Brasil, contando ainda com alunos da graduação e pós-graduação. A nossa proposta vem no sentido de fornecer a alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio de escolas dos estados da federação brasileira uma educação financeira aliada à olimpíadas. Além disso, com este projeto buscamos, também, inserir graduandos em experiências didáticas e atividades práticas – uma situação importante para a formação didático-pedagógica de cada um deles.