Participação no XI FORTEC 2017

Jpeg Jpeg

O FORTEC é uma associação civil de direito privado sem fins lucrativos, que reúne gestores de universidades e institutos de pesquisa e de inovação para discutir o gerenciamento de políticas e atividades de inovação, propriedade intelectual e transferência de tecnologia. O Encontro Anual do FORTEC visa a promover a inovação de base tecnológica, por meio da transferência de novos conhecimentos ou tecnologia e a valorização dos resultados de pesquisa, desenvolvimento e inovação.

O Professor Rodrigo Gava teve participação efetiva no evento. No dia 17, participou da reunião paralela da Regional do FORTEC Sudeste, que contou com a presença de vários representantes de Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) da região sudeste, na qual compartilharam suas experiências e desafios em prol do desenvolvimento.

No dia 19, proferiu a palestra “Casos NIT-UFV”, na mesa redonda “Impactos da Transferência de Tecnologia como resultado da atuação dos NIT”, sob coordenação da Profª Dr. Ana Lúcia Vitale Torkomian (UFSCar e Diretora Técnica do FORTEC), que contou com a participação do Sr. Claudio Castanheira, da Clarke Modet (um dos maiores grupos especializados em propriedade industrial e intelectual em países de língua espanhola e portuguesa), do Sr. Luiz Caroli, CEO da Biozeus (empresa de desenvolvimento de medicamentos)e da Srta. Adriana Dantas Gonçalves, analista do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas – Nacional. Em sua apresentação, Gava apresentou dois casos de spin-off acadêmicos da UFV, que originaram as empresas Rizoflora Biotecnologia S/A e Patsos Biotecnologia, e que veem contribuindo para o desenvolvimento local de Viçosa/MG.