“Políticas de Comunidades e Cidades Amigas do Idoso como Caminhos para o Envelhecimento Ativo”

Karla Lisboa em debate com Simone 2 f4f8961a-3c7c-4954-868f-6a2a6133a470

A Profa Simone Martins participou, em Brasília, de um de debate sobre a política para os idosos. Ao longo de dois dias, as políticas públicas voltadas para idosos foram tema de um debate promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). A oficina Políticas de Comunidades e Cidades Amigas do Idoso como Caminhos para o Envelhecimento Ativo reuniu gestores públicos e representantes de organizações especializadas, nesta segunda (7) e terça-feira (8), na Escola Nacional de Administração Pública (Enap).

Entre os pontos destacados pelos participantes, está a troca de experiências para o avanço dessas políticas. Representante da Pastoral do Idoso no Distrito Federal, Ana Maria Melo avaliou que os debates contribuíram para a melhoria do trabalho realizado pela entidade. “Saímos daqui com diversos apontamentos de caminhos para seguirmos somando esforços e vencendo desafios. Nossa Pastoral atua com muitos idosos em situação de vulnerabilidade e esta reunião enriqueceu nosso trabalho para caminharmos com mais segurança, coragem e entusiasmo”, disse.

Seis milhões de idosos fazem parte do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, que é a porta de entrada para mais de 20 programas sociais. De acordo com a diretora de Atenção ao Idoso do MDS, Silvia Costa, o ministério trabalha na produção de um diagnóstico sobre essa população. O mapeamento deve ser lançado em 2018.

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1505